Sábado, 18 de junho de 2022, o Piauí entram para história da inclusão social, testando em tempo real o projeto MR, tecnologia que auxilia surdos a sentirem sons. Durante o show do artista Whinderson Nunes, três estudantes surdos (Douglas, Mizael e Luan), tiveram a oportunidade de assistir todo o show portando a versão 2 do dispositivo MR.
Com a tecnologia os estudantes perceberam a fluência sonora com que o show foi conduzido por meio da emoção das palmas e das apresentações musicais.
Os resultados foram muito satisfatórios, emocionantes e se tornaram experiências inesquecíveis para eles. O projeto MR agora segue para uma etapa de aperfeiçoamento em tamanho, peso e eficiência de 5 horas de show, com uso de uma única carga de baterias. Acreditamos que o próximo teste será em uma quantidade de 20 participantes de forma simultânea. Recebemos um convite para fazer o teste no próximo Rock in Rio, que acontecerá em setembro desse ano.
A experiência foi marcante pois em vários momentos de euforia da plateia por conta das piadas, os surdos com o dispositivo recebiam uma carga semelhante em termos de vibrações e olhavam para trás visualizando a multidão, para entender o que estavam acontecendo e se contagiavam com a energia da plateia. Isso não tem preço, para nós que desenvolvemos ciência a favor das pessoas, pois é esse tipo de Feedback, que compensa cada esforço feito.
Tudo indica que foi a primeira vez na história que uma experiência com esse nível tecnológico e sensitivo ocorro no processo de inclusão de surdos em eventos musicais, o que torna tanto a startup piauiense e o estado do Piauí, um protagonista na historia da inclusão.
A TRON segue firme e forte desenvolvendo inclusão e fluência digital, por meio da Robótica Educativa, criando assim, tecnologias a favor da vida e transpondo barreiras.