gildario-6
15
8
23
gildario-5
9

Deprecated: Non-static method plgHighlightHelper::add_tags() should not be called statically in /home2/drayocom/public_html/gildariodias/plugins/content/highlight_code/highlight_code.php on line 17

Deprecated: Non-static method plgHighlightHelper::getInstance() should not be called statically in /home2/drayocom/public_html/gildariodias/plugins/content/highlight_code/highlight/helper.php on line 37

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; GeSHi has a deprecated constructor in /home2/drayocom/public_html/gildariodias/plugins/content/highlight_code/geshi/geshi.php on line 259

Deprecated: Non-static method plgHighlightHelper::replacer() should not be called statically in /home2/drayocom/public_html/gildariodias/plugins/content/highlight_code/highlight_code.php on line 28

Sobre mim

Sou físico, com Graduação e Mestrado pela Universidade Federal do Piauí e Doutorado pela Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ. Professor do departamento de Matemática da Universidade Federal do Piauí – UFPI (Campus de Parnaíba) e, atualmente, Coordenador de Planejamento do campus. Além de atuar na pesquisa, no ensino de Física e no processo de crescimento e desenvolvimento da instituição, dedico-me a projetos particulares de P&D com pesquisas aplicadas a tecnologia da informação, robótica e educação. Unir a necessidade de uma estrutura adequada à possibilidade de ações e mudanças que projetem de maneira conveniente nosso potencial de pesquisa, tem dividido meu tempo em organizar, ensinar e produzir cientificamente. Para colaborar com alunos e outros seguimentos, fundei o Laboratório de Neurofísica da UFPI - LANF. A tarefa de desenvolver índices e construir um cenário de qualidade na pesquisa brasileira não é fácil e assumi como propósito empreender no contexto para produzirmos um ecossistema sustentável, gerando novas fontes de recursos. Apaixonado por ciência, estou sempre tentando contextualizar meus pontos de vista e construindo um padrão mais intuitivo de alocação de ideias e aplicações. Gosto de boa música, principalmente as que valorizam as raízes brasileiras como MPB e Baião. Como cientista, não estou limitado a minha área de formação; outras vertentes também chamam minha atenção, tais como: Filosofia, Psicologia e negócios. Neste caminho, junto ao trabalho que faço de P&D, mantenho sempre uma corrente acadêmica, levando meus resultados e considerando-os fundamentados o mais próximo possível deste ambiente. Neste espaço, busco criar um cenário de atuação dinâmica entre o que faço e as pessoas que, de alguma forma, interagem com minhas ações e/ou que buscam interesses comuns aos meus.

Meu Mundo

Viver na cidade de Parnaíba, realizou algo  a muito tempo almejado : a procurada por qualidade de vida. Neste contexto, estou próximo da família, amigos e contemplo uma logística de vida simples, que me permite viver próximo à natureza, ao esporte e ao lazer. Brevemente, estarei me dedicando a ações sociais, preenchendo assim todos os requisitos que  projetei para este estágio de vida. Adoro pedalar, sentir e pertencer ao ambiente. Gosto de viajar, pegar as estradas do Piauí e usufruir desta riqueza bela, que nosso Estado e vizinhos nos propõem. Eterno sonhador, faço parte das lutas por um mundo melhor e tento utilizar do meu papel como professor e cidadão para incentivar aos que posso tocar, com exemplo e palavras. Acredito que tudo pode ser melhorar. Acredito nos pensamentos e ações positivas.

A cidade de Parnaíba

A escolha de morar em Parnaíba se deu sobretudo pelo comprometimento pessoal em ajudar a desenvolver meu Estado. Parnaíba sempre foi uma opção viável, pela possibilidade de estar vinculado a um campus universitário, cidade de médio porte e próximo a fatores climáticos agradáveis. Apesar de doutor em Física, a Tecnologia da Informação (TI), sempre foi outra grande paixão. Outro grande fato que proporcionou grandes resultados, foi a sorte de frequentar a cidade de Parnaíba em um contexto promissor, pois encontrei nesta terra pessoas visionárias e dispostas a lutar por causas sociais e ideais de uma sociedade melhor desenvolvida e educada.

Os  primeiros passos após minha chegada em 2013 foi agregar o máximo a gestão da UFPI no campus de Parnaíba, assumindo a coordenação de planejamento do campus e não há dúvidas que nosso grupo faz uma excelente gestão, elevando o Campus a qualidade de destaque na Universidade, reconhecido recentemente pela sua proposta de independência e criação da Universidade Federal do Delta, projeto ao qual tenho a honra de fazer parte. Com coordenação de planejamento, conseguimos contribuir para uma universidade mais aberta, desenvolvendo parcerias com o poder público e iniciativas privadas.

Outra proposta iniciada foi criação do Polo de Tecnologia, Inovação e Ciências do Delta, desenvolvendo acima de tudo um ambiente que recepcionasse nossos alunos pós formação, bem como incentivar os que estavam em início de carreira, e para solucionarmos esta questão, concluímos que muitas outras coisas deveriam ser solucionadas antes, então partimos para luta com a fundação do Polo Delta TIC's.

 

Meu Berço de Heróis

Sou natural da Cidade de Campo Maior-Piauí, conhecida como “Berço de Heróis”, por conter em sua história um dos maiores Marcos da luta pela independência no Brasil: a “sangrenta” Batalha do Jenipapo. Destaco o termo “sangrenta” por um valor, há muito, perdido em nosso contexto histórico. No processo de independência, consta o registro de muitos movimentos e batalhas pela busca da mesma. Não devemos desmerecer a nenhuma dessas, no entanto, pouco se é conhecido no Brasil, em termos de cultura geral, sobre a Batalha do Jenipapo, que, dentre todas, foi uma das mais sangrentas e sacrificantes batalhas pela independência e, por isso, o reconhecimento da mesma ainda está longe do seu real prestígio histórico cultural. Inicio falando do meu berço por este aspecto porque tenho imenso orgulho em fazer parte de um povo que, heroico ou ingenuamente, sacrificou a vida em prol da situação de “liberdade” que temos hoje. Não há como não remeter-me a Campo Maior e não lembrar e louvar meus antepassados guerreiros. Neste contexto de lutas e ideologias, eu nasci e me desenvolvi. Tive experiências determinantes que influenciaram na postura que hoje assumo. Amo minha cidade, sua beleza, o calor do povo e, acima de tudo, a paisagem única dos grandes campos e carnaubais que só este pedacinho de planeta possui. Nesta cidade de cultura de boiadeiro, festejos de Junior, Associação Universitária de Campo Maior e um público ávido e sempre reacionário a discutir valores culturais e políticos, guardo os melhores momentos da minha vida. Faz parte dos meus objetivos, contribuir para que ela cresça e torne-se um exemplo de vetor de desenvolvimento cultural, político e tecnológico.

Homenagens

Medalha de Honra ao Mérito Legislativo pela Câmara de Vereadores de Parnaíba -ano 2016;

Título de Cidadão Parnaibano - ano 2016;

Medalha de Honra ao Mérito Renascentista ou título de Comendador do Estado do Piauí - ano 2016.