Meu Blog

Acompanhe aqui todos os posts e conteúdos

João Paulo dos Reis Velloso:

Filho de Francisco Augusto de Castro Velloso e de Maria Antonieta Torres Velloso, nasceu em Parnaíba, no Piauí.[1] Fez seus primeiros estudos em sua cidade natal, tendo cursado o secundário no Colé­gio São Luís Gonzaga.

Formou-se em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Cursou pós-graduação em economia, no Conselho Nacional de Economia em 1961 e o em 1962 no Centro de Aperfeiçoamento de Economistas, atual Escola de Pós-Graduação em Economia, da Fundação Getúlio Vargas. Em 1962 foi para a Universidade de Yale, em New Haven (EUA), onde permaneceu até maio de 1964, obtendo o título de mestre em economia.

Em abril de 1968, no governo de Artur da Costa e Silva, foi nomeado secretário-geral do Ministério do Planejamento, quando a pasta era comandada por Hélio Beltrão. Foi então nomeado Ministro do Planejamento durante os governos de Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel, permanecendo no cargo entre 1969 e 1979. No início da sua gestão, realizou-se o Censo de 1970 vinculado ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua gestão foi ainda marcada por dois momentos distintos: o apogeu do chamado "Milagre Brasileiro" e a "Crise do petróleo de 1973".

Hoje o mundo se despede desse grande ícone, exemplo de transformação, exemplo de Piauiense e honra para os parnaibanos. Muito embora acometido pelas dificuldades que a idade trás, sempre respondeu com prestígios aos chamados e participações do Campus que mesmo ainda em vida, excepcionalmente carregava seu nome: Campus Ministro Reis Velloso. Tendo sua última participação formal, no primeiro FORTICs em 2015, fomos agraciados por profundos 15 minutos de sua reflexiva  palestra. Na oportunidade, o ministro atendeu prontamente ao meu convite, sempre solicito e comprometido com as questões que envolvem a evolução tecnológica. 

Reis Velloso foi um exemplo de vivo de que a mente é atemporal e não comunga das mesmas dificuldades do corpo, já que mesmo confinado em suas dificuldades, nunca diminuiu seu ritmo de contribuições e luta para melhorias do povo brasileiro. Simultaneamente ao tempo que somos bombardeado por uma imensa tristeza, por sua partida, somos agraciados com uma vida de exemplos, conquistas e ensinamentos que honra a todos desse Estado e muito mais fortemente aos Parnaibanos e ufdparnianos e nada mais justo e solene que pela sua honra e ensinamentos homenageá-lo com nome de uma universidade: Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Campus Ministro Reis Velloso. Esperamos que esta nova universidade herde o espírito, honra, mérito e preceitos deste grande nome, que nasceu aqui e tanta diferença fez para o povo desse País. Deixamos aqui, em nome de todos da UFDpar, nossos registros de honra, prestígio e consternação a todas família enlutada, sabendo que não existe, palavras que possam descrever com fidedignidade todas as demonstrações de carinho, afeto e reconhecimento a João Paulo Dos Reis Velloso.

Informações de Contato

TRON Robótica Educativa- BR 343- Parnaíba/Piauí/Brasil

  •   @gildariolima

  •   futuro@tron-edu.com

Newsletter

Deixe seu e-mail receba artigos e posts de Robótica e Empreendedorismo.

Search