Meu Blog

Acompanhe aqui todos os posts e conteúdos

Precisamos falar de mudanças

Vivemos uma época de constantes transformações influenciadas pelos avanços tecnológicos e acompanhadas de certa resistência cultural. O cenário atual é de completa incerteza no que se refere aos valores adotados pela sociedade. A internet mudou bruscamente a forma de nos relacionarmos, consumirmos e nos informarmos. O mundo está ficando cada vez mais conectado e a internet das coisas avança exponencialmente. Neste cenário, muitas empresas baseadas na geração e mineração de dados, na criatividade e na inovação tecnológica vêm despontando como as maiores do planeta.

Isso permitiu que a experiência de pegar um táxi, por exemplo, tenha mudado profundamente, e que a maior empresa de “táxis” do mundo, a UBER, não possua em seu patrimônio um único veículo para tal fim. Exemplos como estes não param de crescer, enquanto grandes corporações, que não se reinventaram, fecham suas portas.

No atual contexto histórico, a tecnologia permeia todas as atividades humanas e a Robotização, bem como o uso de sistemas de Inteligência Artificial, avançam, disputando espaço com as profissões tradicionais. Diante disto, a educação tem de ser reformulada, de modo a incluirmos no processo: a criatividade, a cooperação e a inovação. Estes são uns dos principais valores demandados pelo mercado.

O mundo está evoluindo e o papel do pesquisador e do educador é chamar a atenção da sociedade para o desenvolvimento de instrumentos e mecanismos capazes de preparar, da melhor maneira, as novas gerações. O que foi bom e útil para nossa formação, não necessariamente, o será para nossos filhos e netos. Os que se prepararem, certamente, estarão aptos para um futuro de sucesso profissional, social e pessoal. Nosso propósito é modernizar o processo de ensino, através de uma metodologia pedagogicamente fundamentada. A Robótica deve ser vista como uma solução a ser levada a sério e não, meramente, em ações lúdicas ou instrumentos para colorir as aulas. Temos que ensinar tecnologia útil, pois em cada etapa do desenvolvimento é possível fortalecer diferentes habilidades, de forma instigante. Dentro do contexto da indústria criativa também pregamos outros valores. Enquanto muitos criam sistemas próprios e fechados, nós resolvemos trabalhar com soluções embasadas filosoficamente no processo colaborativo e utilizar tecnologia open source. Temos a capacidade de construir nossos próprios hardwares. Deste modo, pretendemos tornar o comum uma experiência surpreendente e cativante. Com o Método TRON, nossas crianças terão o prazer de experimentar o futuro, agora!

Download artigo original

Informações de Contato

TRON Robótica Educativa- BR 343- Parnaíba/Piauí/Brasil

  •   @gildariolima

  •   futuro@tron-edu.com

Newsletter

Deixe seu e-mail receba artigos e posts de Robótica e Empreendedorismo.

Search