PARNAÍBA SEDIARÁ O PRIMEIRO FÓRUM DE TECNOLOGIA DO PAIUÍ

O secretário da Administração e Previdência, Franzé Silva, participou de reunião para discutir a programação do I Fórum de Tecnologia, Inovação e Ciência do Estado do Piauí (Fortics), que será realizado nos dias 25 e 26 de setembro, em Parnaíba. A programação do evento foi apresentada pelo conselheiro do Polo de Desenvolvimento Tecnológico de Parnaíba (DeltaTics) e professor da UFPI, Gildário Lima. O ex-ministro Reis Velloso vai fazer a palestra de abertura do evento. 

Participaram da reunião professores e representantes de entidades que já trabalham com TI - Tecnologia da Informação. O Fórum vai reunir o ministro de Ciências e Tecnologia, Aldo Rebelo; secretários de Estado; empresas, professores e estudantes ligados à área de tecnologia. O objetivo do Fórum é gerar um polo de Tecnologia no estado, com a união de todas as entidades que trabalham com Tecnologia da Informação.

Durante a programação, serão discutidas as potencialidades do Piauí em TI com casos de sucesso; o marco regulatório e as responsabilidades do Executivo e do Legislativo; porque é importante investir em tecnologia, além da inauguração da Escola de Robótica do Instituto Delta TIC´s.

Para o secretário da Administração e Previdência, Franzé Silva, o estado está evoluindo em tecnologia e essa é uma das saídas para a crise.

De acordo com o professor Gildário, a programação se organizará da seguinte forma:

“A programação do FORTIC’s, composta para alcançar os objetivos do Fórum tem como propósito na palestra de abertura, que será proferida pelo Ministro Reis Velloso, chamar a atenção de todos os presentes para o cenário atual que coloca a tecnologia da informação como solução estratégica para o fortalecimento, desenvolvimento e equilíbrio financeiro do País. O Ministro Reis Velloso, por meio da experiência produzida pelo Instituto de Altos Estudos – INAE, demonstrará e localizará o papel e o potencial do Estado do Piauí neste contexto.

Na sequência, haverá uma visita ao Polo Tecnológico de Parnaíba, para comprovar o potencial e o retorno rápido que a TI propicia, já que apenas com quatro meses de existência, o Delta TIC’s se tornou um modelo para o nosso Estado de Polo de Desenvolvimento Tecnológico. Na ocasião, algumas ações do Polo serão inseridas na programação, tais como: Inauguração da Escola de Robótica e lançamento do edital para zona de Incubação do Polo.

A programação na tarde do primeiro dia é destinada a uma apresentação dos cases de sucesso em TI no Piauí, por meio de cinco entidades que hoje permeiam o Estado, envolvendo empresários, academias e comunidade no desenvolvimento e produção de resultados da área, são elas: o Instituto Delta, Lagoas de Digitais e Instituto Interage todas de Teresina; o instituto Multicom de Picos e o Instituto Delta TIC’s de Parnaíba. Cada uma das entidades compartilhará de tempo para demonstrarem seus cases, trocarem experiências e sensibilizarem os participantes para os produtos que já são sucesso no mercado.

Ao final do dia, uma programação cultural acompanhará as muitas conversas, troca de experiências e rodadas de negócios no estilo de TI entretenimento.

No segundo dia de evento, iniciaremos as oito da manhã com a palestra do Dr. Claudio Marinho do Porto de digital (Recife). O objetivo de sua participação, é contribuir com sua vasta experiência e seus resultados de sucesso, de maneira palpável, demonstrando aos participantes resultados concretos e o quanto investir em tecnologia mudou o aspecto do equilíbrio financeiro de Recife. Na sequência, teremos a segunda mesa redonda, sobre o Marco Regulatório, que tem como objetivo, sensibilizar e debater com os agentes do poder público do caminho que se deve trilhar e apresentar a estes agentes, os problemas que precisamos resolver para dar fluxo ao avanço tecnológico que o Piauí precisa, ancorados na mudança na legislação local e na gestão política necessária para estruturar e dar condições a este fluxo.

Na parte da tarde, seguiremos para uma zona de interação popular empreendedora, chamando empresários, investidores, estudantes e populares para um contato com a tecnologia da informação. Nesta zona, ocorrerá a demonstração de produtos oferecidos pelas empresas de tecnologia da Informação do Piauí, ações sociais com foco em tecnologia, atividades de incentivo aos estudantes e rodada de negócios.

No final do dia, uma solenidade de encerramento com os encaminhamentos do evento e criação de um comitê técnico e outro gestor, que terão a responsabilidade de dar continuidade as ações necessárias para a criação do Polo de Tecnologia do Estado – Polo Destec.

À noite, se concretizará com uma festa de encerramento. ”

Para o professor Rodrigo Baluz, um dos principais agentes para a movimentação de TI no norte do Estado, a cidade de Parnaíba passa por um momento propício para investimentos em TI. Nossos estudantes são preparados e o mercado de trabalho está aquecido. O mundo todo acredita nos avanços da TI e o Piauí, acredita em Parnaíba.