Deprecated: Non-static method plgHighlightHelper::add_tags() should not be called statically in /home2/drayocom/public_html/gildariodias/plugins/content/highlight_code/highlight_code.php on line 17

Deprecated: Non-static method plgHighlightHelper::getInstance() should not be called statically in /home2/drayocom/public_html/gildariodias/plugins/content/highlight_code/highlight/helper.php on line 37

Deprecated: Methods with the same name as their class will not be constructors in a future version of PHP; GeSHi has a deprecated constructor in /home2/drayocom/public_html/gildariodias/plugins/content/highlight_code/geshi/geshi.php on line 259

Deprecated: Non-static method plgHighlightHelper::replacer() should not be called statically in /home2/drayocom/public_html/gildariodias/plugins/content/highlight_code/highlight_code.php on line 28

ArtTRON foi um Sucesso!

Após um ano de divulgação da robótica pelo Piauí e região de Parnaíba, sediamos com sucesso o primeiro ArtTRON, evento que consiste na integração de tecnologia, cultura e artes para promoção de um modelo de educação e geração de habilidades sociais, desenvolvendo assim uma forma harmônica de aprender e a lidar com os resultados da tecnologia por meio principalmente da inserção do estudo da robótica. No evento além de uma programação artística cultural e palestras sobre tecnologia, também foi realizada a etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR 2016.  Esta foi a primeira edição do evento e também a primeira vez que a etapa estadual da OBR ocorreu fora da capital. O evento foi gratuito. 

A OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo Governo Federal, que se utiliza da temática da robótica, para estimular os estudantes de Ensino Fundamental, Médio e Técnico as carreiras científico-tecnológicas. É gerida e organizada, voluntariamente, por professores e pesquisadores da área de Robótica de renomadas Universidades Brasileiras que formam, atualmente, o Conselho Superior da OBR.

A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica, quanto ao público de escolas que já tem contato com a robótica educacional. A Modalidade Prática, Etapa Estadual, acontecerá nos dias 26,27 e 28 de agosto e a etapa regional ocorrera em outubro em Recife.

Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do Ensino Fundamental, Médio ou Técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem uns lucrativos.

 Considerações

Durante os três dias de evento, tentamos mostrar a sociedade parnaibana por mais dos pais e estudantes, a importância da inserção da tecnologia na educação e a interação da mesma com valores artísticos e culturais, criando assim um cenário prospero para nossas futuras gerações.

Acreditamos que após o evento, a sociedade abriu novas portas e mudou a forma de considerar a tecnologia em pro da educação. Os estudantes poderão perceber que a robótica não é mais uma realidade distante e que a maior barreira entre os estudantes atuais e esta prática, é somente cultural. Dessa forma devemos manter o movimento forte para que dia a dia possamos vencer esses preconceitos e mostrar as nossas crianças e jovens caminhos alternativos para uma boa educação e combate aos problemas sociais que tanto atrapalham e ameaçam nossa juventude. Vale destacar que todos que ajudaram, sentiram-se contaminados com o espirito de trabalho em equipe e com a satisfação doada aos nossos estudantes, que durante o evento poderão acender a chama e passarão ver possibilidades. Esperamos que no próximo ano seja ainda maior o número de equipes e que o evento continue com a mesma pegada do ArtTRON.

Agradecimentos

Muitas pessoas foram importantes para realização do evento e não poderiam deixar de ser ressaltadas Agradecemos:

Ao Conselho Regional da OBR em nome de seus representantes;

A UFPI por sediar o evento e especificamente ao Campus Ministro Reis Velloso;

A toda equipe do LANF por dedicarem tempo e muito amor ao evento;

A professora Marina Mdeiros por toda intevenção artistitica;

Ao DA e CA’s do Campus Ministro Reis Velloso;

Ao NUPEC DELTA e árbitros ;

Aos palestrantes e artistas convidados;

A sociedade parnaíbana;

Aos apoiadores;

1
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
2
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
3
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
4
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
5
50
51
52
53
54