PRIMEIROS RESULTADOS DO LANF

O Laboratório de Neurofísica do Campus Ministro Reis Velloso-UFPI, levou no último dia 28 de agosto, oito equipes de Parnaíba para concorrer as Olimpíadas Brasileira de Robótica – OBR. Apesar do curto espaço de tempo para preparar os alunos, três meses, os resultados foram bastante satisfatórios, já que foram conquistadas as medalhas de Inovação e elegância. A participação no evento foi determinante para que os alunos pudessem aprender sobre o espírito de competição. Para o professor Gildário Dias, coordenador do LANF, a parceria só foi possível devido ao apoio do polo Tecnológico de Parnaíba - Delta TIC’s, que em parceria com a UFPI dedicou total apoio a ideia.  

O professor ainda adiantou que ficou extremamente empolgado com o assunto, pois percebeu o potencial de Parnaíba para a robótica: “Os nossos robores mostraram sofisticação e códigos bastante inovadores, não deixando  nada a desejar para outros laboratórios que já estão há mais de 10 anos na área”, e finalizou: “Se em três meses conseguimos concorrer de igual para igual, imaginamos que em um ano Parnaíba estará totalmente preparada para fazer bonito representando o Estado”. O idealizador de todo o movimento foi o professor Marcos Ayres, que trouxe para as escolas parnaibanas a semente da robótica, encontrando no Polo e no LANF, os parceiros certos para que a ideia se tornasse uma realidade. 

Outras instituições como o IFPI de Parnaíba e SESI, são parceiros da ideia e também contribuirão enormemente para que, Parnaíba entre com um grande potencial na era da Robótica.   Dando uma deixa de um assunto esperado por todos, foi divulgado pelo professor Gildário Dias em reunião na última quarta-feira com agentes da tecnologia e governo do Estado, a inauguração da escola de robótica Delta Tron, que ocorrerá no próximo dia 25 de setembro com a presença do Governo do Estado, Wellington Dias, o Ministro Reis Velloso e o Prefeito Florentino Neto, durante o FORTIC’s, Primeiro Fórum de Tecnologia, Inovação e Ciências do Piauí que ocorrerá de 25 a 26 de setembro em Parnaíba.

A escola iniciará com 40 alunos, sendo 20 alunos de escolas particulares e 20 alunos de escolas públicas. Os alunos da rede pública, serão 100% assistidos pelo Polo, desde os kits ao transporte. A turma introdutória terá um calendário de setembro a agosto, com finalização nas atividades da OBR 2016. Serão ministrados, cinquenta horas de eletrônica básica, cinquenta horas de mecânica básica, cinquenta horas de lógica de programação e cento e cinquenta horas de programação em arduino. O aluno que obtiver êxito em todos os módulos, estará habilitado a participar da OBR 2016 nível I e para os que se destacarem, nível II. Os módulos terão continuidades aprofundando o conhecimento dos alunos nos anos seguintes. Outro projeto de expansão da escola em todo o Estado está acordado com o governo e agentes de tecnologia, Lagoas Digitais e Instituto Multicom.

 

29 07 2015 tron1
29 07 2015 tron3
29 08 2015 obr
29 08 2015 obr2
29 08 2015 obr3